Beleza e bem estar são destaque na Spa Week



Dica especial para quem quer cuidar do corpo e da mente: até essa sexta-feira, 05 de outubro, a Bahia recebe a segunda edição do Spa Week. O evento, que foi sucesso no início do ano, agora reúne 20 conceituadas clínicas e spas localizadas em Salvador e Lauro de Freitas, oferecendo diversas terapias e tratamentos pelo preço fixo de R$ 55,00. São massagens corporais e faciais, peelings, hidratações, massagens, drenagens e muitos outros serviços super bacanas para dar um up no visual. A iniciativa é da ABC Spas - Associação Brasileira de Clínicas e Spas – com patrocínio oficial de Dove. Aproveitem!

Para conhecer todos os estabelecimentos participantes é só acessar: www.spaweek.com.br

Hoje tem Sá Marina Meeting!



Dica especial para os fashionistas: hoje tem evento de moda e beleza! É o Sá Marina Meeting, que a minha Amiga Néa Vasconcelos vai promover a partir das 18h no salão comandado por ela, o Sá Marina, em comemoração aos seus 13 anos de funcionamento. Por lá, serão lá apresentadas diversas tendências para o Verão 2014, com direito a um Trunk Show desfilando peças de cinco estilistas baianos - Aládio Marques, Luciana Galeão, Vinícius Cerqueira, Claudia Soares e Valeria Kaveski -, além de novidades de gastronomia e do mercado de luxo. Eu estarei lá e garanto: vai ser imperdível!

Sabrina Furtado comanda ação cultural da Martha Paiva




Sempre antenados com a cultura local, o casal Ricardo e Sabrina Furtado promove uma ação dedicada aos clientes mais fiéis da sua Martha Paiva. Na próxima quinta-feira, 12, os empresários levarão os convidados especiais da multimarcas de luxo ao show de Toquinho, João Bosco e Monica Salmaso – o elogiado espetáculo musical que celebra o centenário do poeta Vinícius de Moraes e que terá apresentação única na Sala Principal do Teatro Castro Alves -, além de apoiar o evento, trazido a Salvador pela Palco Produções, de Adailto e Yeda Almeida. Para quem não se lembra, desde a sua inauguração na capital baiana, em 1991, na época no Boulevard 161, a Martha Paiva promove e incentiva atividades culturais na cidade. 

Os mitos do leite




O leite faz parte da lista dos alimentos que não podem faltar na mesa do brasileiro. Mas você sabia que ele é cercado de mitos? Pois é! Foi o que aprendi com a nutricionista Mônica Menezes, convidada da última edição do Upgrade com Olivia Libório, programa que comando todas as terças e quintas na Rádio Transamérica. No ar, ela - que desenvolveu um programa alimentar batizado de Alquimia da Nutrição - desmistificou esse alimento tão consumido e tirou dúvidas dos ouvintes. Para quem perdeu, aqui ficam algumas dicas. Confiram no bate bola abaixo:

Olivia Libório Entrevista: Dra. Mônica Menezes

Olivia Libório: Quais os principais equívocos em relação ao leite como fonte alimentar?
Mônica Menezes: O principal equívoco com relação ao leite é a crença de que o mesmo é um alimento fundamental para saúde óssea devido ao seu alto conteúdo de cálcio. Em segundo lugar é a não reflexão de que a natureza é sábia e que este alimento foi feito perfeitamente para o bezerro e não para o ser humano. 

OL: O leite possui contra indicações?
MM: O leite é contra-indicado para problemas respiratórios como rinite, sinusite, bronquite, asma; além de câncer, refluxo gastroesofágico, gastrite, acne, síndrome do ovário policístico, intolerância a lactose e litíase renal ("cálculos renais").

OL: Em relação à saúde óssea, que alimentos substituem o leite, com bom aproveitamento de cálcio?
MM: O leite pode ser substituído por leite de aveia e amêndoas, aveia, soja (para quem não tem hipotireoidismo), pensando no substituo de um líquido compondo a refeição. Já pensando no cálcio e nos outros nutrientes que trabalham juntos ao cálcio, temos: folhas verdes escuras (ex: couve e brócolis), gergelim, linhaça, açaí. No que diz respeito ao potássio, pode-se adotar frutas como melão, banana e laranja. Em relação ao magnésio, as oleaginosas (castanhas, amêndoas), as folhas verdes e as leguminosas (feijão, ervilha, lentinha) são boas substitutas. Para se obter zinco e cobre pode-se apostar nas castanhas e nas leguminosas, para o silício, na veia e em outros cereais integrais, e para o boro, nas frutas secas, principalmente ameixa. O manganês pode ser obtido nos grãos integrais, leguminosas e nozes e a vitamina C nas frutas cítricas, goiaba, caju e pimentões.

OL: Qual seria, em termos quantitativos, o consumo ideal de leite para um adulto?
MM: O fato é que não necessitamos do leite na vida adulta, ou seja, podemos viver muito bem sem ele. Mas, considerando que as pessoas se habituaram ao seu consumo, que se tem um número grande de preparações com o leite como ingrediente e que hábitos não se mudam de uma hora para outra, é preciso conhecer as novas possibilidades de preparações, diminuindo o consumo gradualmente, até chegar ao consumo eventual ou até à sua retirada total da dieta. Enfim, o leite não precisa estar no planejamento de nossa rotina alimentar. Isso, também vale para crianças.

Quem quiser saber mais pode acessar o blog da Dra. Mônica, que sugeriu a leitura de dois posts em especial: Leite realmente é um alimento fundamental para a nossa saúde óssea? e Harvard refere redução de leite e derivados para uma dieta saudável.